O que é Direito Tributário?

Havia um homem que era apaixonado por borboletas, que estava observando uma delas sair do casulo. Ele percebeu, então, que a borboleta estava tendo dificuldade de sair do casulo. O que esse homem fez? Ele pegou uma tesoura e rasgou o casulo, para que a borboleta pudesse sair.

Quando a borboleta saiu, ele percebeu que o corpo dela estava muito maior que o da asa. A borboleta não conseguia voar. Intrigado, o homem foi pesquisar sobre o assunto. E o que ele descobriu?

Ele descobriu que aquele esforço que a borboleta faz para sair do casulo é importante para que um líquido escorra para suas asas. É importante para que as asas se desenvolvam. Ao facilitar a vida da borboleta cortando o casulo com uma tesoura, o homem impediu esse processo de desenvolvimento das asas. As asas ficaram menores que o seu corpo e a borboleta não conseguia voar.

O que isso tem a ver com o que eu quero te explicar? Às vezes, as dificuldades existentes em um tema são importantes para que este próprio tema se desenvolva melhor. Separar assuntos, “cortar o casulo”, às vezes não é a melhor saída. Nós temos isso no direito tributário e é o que eu explico nesse vídeo. Espero que goste.

Link para a Palestra “Piketty, Igualdade e Tributação”.
Curta a Fanpage do Prof. Julio Cesar Santiago.
Baixe grátis o texto Reforma Tributária e (In) Justiça Fiscal.

Me mande um comentário dizendo o que você achou dessa ideia: JCSaoli@gmail.com

Comente aqui

Rolar para cima