Uma nova percepção sobre a tributação
Em 2013 foi lançada a obra “O Capital no século XXI”, de Thomas Piketty, que está causando uma revolução no debate acadêmico, por conta da extensa pesquisa e as conclusões a que chegou.
Baseada em dados de 20 países nos últimos 200 anos, a obra alerta que a desigualdade no mundo não está diminuindo e a concentração de renda está aumentando.
O livro de Piketty está estimulando uma reflexão profunda sobre a estrutura social em que nos fundamentamos e que soluções poderiam ser pensadas para conter o aumento da desigualdade.
A SBDT, preocupada com os efeitos da reflexão na tributação, realizará um debate polêmico no dia 15 de maio na UERJ: “Piketty, Igualdade e Tributação no Brasil”, onde eu, ao lado dos professores Ricardo Lodi Ribeiro e Sergio André Rocha refletiremos sobre o assunto.
Esse tema, com certeza, vai ser a pauta das discussões tributárias em um futuro próximo. Será que o Imposto Sobre Grandes Fortunas seria realmente uma solução? E a tributação pesada sobre a herança?
Local: O evento ocorrerá às 10:40, no Salão Nobre da UERJ, no 7º andar, que fica na Rua São Franciso Xavier, 524 – Pavilhão Reitor João Lyra Filho – Maracanã – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Informações também no site da Sociedade Brasileira de Direito Tributário.